Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado

  1. Projeto

    31 de outubro de 2018

    OFICINA LER JOVEM 14/20


    A Oficina LER JOVEM 14/20 pretende ser um projeto de leituras performativas protagonizado por alunos do ensino secundário, do 10.º ao 12.º ano de escolaridade, que visa a melhoria das capacidades de leitura e de interpretação do texto, bem como da melhoria da qualidade na interação discursiva e o enriquecimento das capacidades de comunicação, nomeadamente através da escrita (e.g. criação/recriação de textos; guiões; adaptações) e, sobretudo, de variadas performances teatrais de cariz multimodal, com recurso à multimédia, envolvendo os seus pares, em particular, e a comunidade educativa, de uma maneira geral.

  2. Dia do AEPBS

    07 de novembro de 2018

    Participação performativa na cerimónia do dia do agrupamento (poema AEPBS criado para o efeito)

  3. Divulgação da Caminhada a Ler

    14 de janeiro de 2019

    Caminhada a Ler, no âmbito do projeto "Movimento 14-20 a ler", do PNL, no dia 2 de fevereiro (manhã), a propósito do Dia Mundial da Leitura em Voz Alta.

    Download do cartaz

  4. Caminhada a Ler

    02 de fevereiro de 2019

    Caminhada a Ler, no âmbito do projeto "Movimento 14-20 a ler", do PNL, no dia 2 de fevereiro (manhã), a propósito do Dia Mundial da Leitura em Voz Alta.

  5. Fotografias da Caminhada a Ler

    04 de fevereiro de 2019

    No passado dia 2 de fevereiro, a Oficina Ler Jovem 14/20 (projeto do Plano Nacional de Leitura) promoveu a Caminhada a Ler, a propósito da comemoração do Dia Mundial da Leitura em Voz Alta. A atividade mobilizou as famílias do Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado, tendo contado com 64 participantes, de várias gerações, e alunos do 1.º ciclo ao 12.º ano de escolaridade. Com inegável impacto na comunidade educativa, os participantes começaram por visitar o Museu Casa de Camilo e depois tiveram oportunidade de calcorrear o trilho da Cangosta do Estêvão, por entre a natureza e o rio Pele, desde Seide S. Miguel ao mosteiro de Landim e que fez reviver a história do séc. XIX, em torno da figura do grande escritor português Camilo Castelo Branco. O entusiasmo contagiante que tocou todos no museu e no trilho face à biografia e à mestria literária camilianas repercutiu-se na comunidade local, pelo testemunho dos participantes, claramente seduzidos pela palavra deste grande escritor português. A visita ao museu e a caminhada foram marcadas por leituras que congregaram e aproximaram efetiva e afetivamente as famílias que foram tocadas pelo fascínio inerente a este relevante vulto literário nacional. É de realçar a organização exemplar da caminhada, por parte dos Serviços Educativos do Centro de Estudos Camilianos, tendo sido para a Oficina Ler Jovem 14-20 um prazer promover este evento, promoção essa que também contou com o apoio da Direção do AEPBS e do Teatro da Didascália.

    Testemunho de um participante

  6. Concurso: "A Leitura da Minha Vida!"

    13 de fevereiro de 2019

    Estão a decorrer as inscrições, de 14 a 28 de fevereiro. Grava a leitura da tua vida e envia o áudio para lerjovem@aepbs.net. Para mais informações, consulta o Regulamento.

    Download do cartaz

  7. Dia dos Afetos

    14 de fevereiro de 2019

    Podcast do texto "As árvores que ninguém separa", de Alice Vieira, realizado no âmbito da comemoração do Dia dos Afetos do Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado.

  8. Convite: Inauguração do Mural da Leitura

    01 de março de 2019

    Inauguração do Mural da Leitura, que decorrerá na quinta feira, dia 14 de março, pelas 11 horas, no Bloco C da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado.

    Download do cartaz

  9. Resultados do Concurso: "A Leitura da Minha Vida!"

    11 de março de 2019

    Resultados:
    1.º classificado: Mariana Silva, 8.ºA

    2.º classificado: Raul Reis, 12.ºD

    3.º classificado: Sofia Martins, 10.º B


    Entrega dos prémios aos vencedores e dos certificados a todos os participantes, em 3 de maio, às 21h00, no Polivalente, no evento Gala OLE 8 anos.
    Parabéns a todos!

    Download do cartaz

  10. Concurso inédito: "A Leitura da Minha Vida"

    12 de março de 2019

    A Oficina Ler Jovem 14-20 promoveu a primeira edição do concurso áudio “A leitura da minha vida", em que participaram 17 alunos, dos 14 aos 20 anos, do 8.º ao 12.º ano de escolaridade, da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado. A atividade contou com o apoio da OLE – OFICINA DE LEITURAS ENCENADAS, da Direção do AEPBS, do Centro de Estudos Camilianos e do Teatro da Didascália, tendo como objetivo promover a leitura em voz alta, estimulando e valorizando o gosto pela leitura expressiva nos alunos e integrando o uso dos dispositivos móveis ao serviço das atividades de enriquecimento curricular.
    O primeiro lugar foi atribuído à aluna Mariana Silva, do 8.ºA, o 2.º lugar ao aluno do 12.ºD, Raul Reis, e a Sofia Martins, do 10.ºB, ficou em 3.º lugar nesta prova. O júri de seleção foi constituído por três elementos (Emília Afonso, Elzira Queiroga e Patrícia Amaral), em representação das três entidades envolvidas no projeto Oficina Ler Jovem 14-20, apoiado pelo Plano Nacional de Leitura (PNL) e no âmbito do “Movimento 14/20 a ler”: Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado, Centro de Estudos Camilianos e Teatro da Didascália. Os “podcasts” dos concorrentes foram enviados em fevereiro e os resultados conhecidos na Semana da Leitura 2019.
    Os prémios dos vencedores e os certificados de participação na atividade serão entregues na Gala OLE 8 anos, em 3 de maio.
    Parabéns aos concorrentes, aos premiados e a todos os que apoiaram mais uma iniciativa de sucesso em prol da leitura!

  11. Inauguração do Mural da Leitura

    14 de março de 2019

    A inauguração do Mural da Leitura “Ler para Ser”, no dia 14 de março, no bloco C, da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, enriqueceu a Semana da Leitura 2019, do Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado, em Joane, Vila Nova de Famalicão.
    A atividade foi promovida pela Oficina Ler Jovem 14-20 e contou com a criação original do pintor Rui Maciel, professor de Artes Visuais do AEPBS. Alunas do 10.º ano de escolaridade do Curso de Artes Visuais e do Curso de Ciências e Tecnologias colaboraram na pintura do mural em que se recorreu à técnica de pontilhismo.
    A inauguração contou com a presença do Presidente do Conselho Geral, da Subdiretora do Agrupamento, de oito turmas do ensino secundário, acompanhadas pelos respetivos professores, provenientes de diferentes áreas disciplinares (Português, Físico-Química, Artes Visuais, História, Informática), evidenciando que a leitura congrega e é valorizada por todos os domínios do saber no Agrupamento.
    Esta foi mais uma marcante iniciativa do projeto Oficina Ler Jovem 14-20, apoiado pelo Plano Nacional de Leitura (PNL) e no âmbito do “Movimento 14/20 a ler”.

    Parabéns a todos os envolvidos nesta atividade artística de promoção da leitura no Agrupamento

  12. Dia Mundial do Teatro no AEPBS em itinerância

    27 de março de 2019

    No âmbito do projeto Oficina Ler Jovem 14-20, alunos da OLE (Oficina de Leituras Encenadas) comemoraram o Dia Mundial do Teatro (27 de março), levando a representação de uma cena teatral a vários espaços da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado (reprografia, bar, secretaria e biblioteca escolar).
    Esta iniciativa performativa do teatro em itinerância quis evocar a importância desta arte maior, que nos aproxima do outro e que nos humaniza, junto do público de ocasião que foi surpreendido e aplaudiu este encontro inesperado com a ação teatral.

  13. Vídeo: Dia Mundial do Teatro no AEPBS em itinerância

    28 de março de 2019
  14. Teatro nas férias: OLE Non-Stop

    10 de abril de 2019

    No âmbito da Oficina Ler Jovem 14-20, os alunos da OLE (Oficina de Leituras Encenadas), do grupo da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, mantiveram diariamente o ritmo de ensaios e atividades relacionadas com o teatro na primeira semana da interrupção letiva da Páscoa. A atividade OLE Non-Stop incidiu não só em ensaios preparatórios dos eventos artísticos programados para o terceiro período como no apoio e na colaboração proativa relativamente à organização da atividade performativa Leituraria d’Oriente, com os alunos de 4.º ano de escolaridade.
    É de louvar a motivação e o empenho exemplares destes alunos em termos de disponibilidade e de responsabilidade, enchendo, pois, o Agrupamento de orgulho, demonstrando claramente que, no tocante à aprendizagem, mais importante do que os resultados é o processo de construção dos mesmos.

  15. Responsável do Plano Nacional de Leitura (pelo projeto Movimento 14-20 a Ler) em Joane

    29 de abril de 2019

    No passado dia 29 de abril, a responsável do Plano Nacional de Leitura pelo projeto Movimento 14-20 a Ler, Dra. Anabela Caldeira, deslocou-se à sede do Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado a fim de contactar com os alunos protagonistas daquele projeto, implementado na Agrupamento, sob a designação “Oficina Ler Jovem 14-20”, que integra os alunos da OLE Secundária. Assim, teve oportunidade de assistir a ensaios parciais da peça de teatro que será apresentada no âmbito da Mostra de Teatro Escolar de V. N. de Famalicão e das comemorações do Dia Internacional dos Museus, no dia 17 de maio, no Centro de Estudos Camilianos, uma das entidades parceiras do projeto.
    Da parte da manhã, a equipa responsável pelo projeto (professores Helena Guimarães e Sandro Alves) acompanharam-na ao Centro de Estudos Camilianos, onde houve oportunidade para visitar o espaço e levar a cabo uma reunião informal com a Dra. Elzira Queiroga, responsável pelo Serviço Educativo da Casa de Camilo, e com o Diretor da Casa de Camilo, Dr. José Manuel de Oliveira.
    Do diálogo com os alunos e das restantes atividades, ficou a ideia de entusiasmo, energia, empenho, responsabilidade, paixão e convicção associadas à forma como este projeto do PNL tem sido apropriado pelos alunos e pelos professores do Agrupamento, proativamente envolvidos no mesmo.

  16. Gala OLE 8 anos: distinção, dignidade e homenagens

    03 de maio de 2019

    Decorridos 8 anos da sua criação, a OLE - Oficina de Leituras Encenadas, grupo de teatro escolar do Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado, comemorou o trabalho titanicamente orquestrado e cimentado ao longo desse percurso que mereceu unanimemente o maior louvor, no dia 3 de maio, no polivalente da sede do AEPBS, com os alunos que pertencem e pertenceram e este projeto artístico, com as suas famílias, entidades e comunidade educativa, num evento evocativo em que se homenageou os que apoiaram e protagonizaram a construção deste grupo de teatro, com reconhecimento público de projeção nacional, coordenado pela professora e encenadora Helena Guimarães.
    Para além da presença do Senhor Diretor do agrupamento, elementos da Direção, Senhor Vereador responsável pelo pelouro da Educação, presidentes das Juntas de Freguesia de Joane e de Mogege, a Gala OLE 8 anos contou com a intervenção dos alunos pioneiros da OLE, bem como do Diretor, encenador e ator da Companhia de Teatro de Braga, Rui Madeira, e da atriz Sílvia Brito, ambos em representação da CTB.
    Recorde-se que a OLE realizou mais de 200 produções inéditas, de caráter multimodal, e tem ampla experiência performativa com alunos desde o 1.º ano ao 12.º ano de escolaridade, assim como com pais, famílias e formação de docentes, tendo arrecadado, ao longo destes anos, muitos prémios e distinções, atribuídos por instâncias várias, com destaque para o Plano Nacional de Leitura.
    O evento, com uma forte componente multimédia, contou com o apoio de toda a comunidade escolar, em particular dos alunos que assumiram a luminotecnia e a sonoplastia, das famílias dos alunos e dos assistentes operacionais, destacando-se na organização do mesmo os professores Carla Gomes, Ilda Viana, Sandro Alves e Susana Achando.
    Um agradecimento muito especial para os ex-alunos da OLE, que nunca deixaram de fazer parte desta enorme família, assim como para os extraordinários alunos protagonistas da “Oficina Ler Jovem 14-20” (do projeto Movimento 14-20 a Ler, do Plano Nacional de Leitura).

  17. MOTE - Mostra de Teatro Escolar

    17 de maio de 2019

    Excelência da OLE no encerramento da MOTE 2019.
    Em jeito de chave de ouro, no passado dia 17 de maio, 20 alunos da Oficina de Leituras Encenadas - OLE Secundária, grupo de teatro escolar do Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado, e protagonistas da “Oficina Ler Jovem 14-20” ( do projeto Movimento 14-20 a Ler, do Plano Nacional de Leitura) apresentaram, com inequívoco sucesso, a hilariante peça de teatro latina "A Comédia da Marmita", de Plauto, no auditório do Centro de Estudos Camilianos, em Seide, no âmbito do encerramento da Mostra de Teatro Escolar de Vila Nova de Famalicão - MOTE 2019 e das comemorações do Dia Internacional dos Museus. O espetáculo teatral, de caráter multimodal, divertiu sobremaneira os atores no processo de construção e interpretação da peça de teatro, bem como o público que encheu o auditório daquele espaço cultural, que é entidade parceira do projeto, apoiado pelo PNL.
    O texto foi adaptado e encenado pela coordenadora da OLE, a professora Helena Guimarães, também responsável pelos adereços. A área da maquilhagem e dos penteados ficou a cargo da professora Carina Alves e Susana Achando, tendo sido apoiada por alunas do grupo. A cenografia contou com o apoio do professor Rui Maciel. O desenho de luz e a sonoplastia foram assumidos por alunos dos Cursos Profissionais do Agrupamento, bem como por um ex-aluno da OLE. A cobertura multimédia do evento foi efetuada pelos professores Rui Dário, Carla Gomes, Susana Achando e Sandro Alves, sendo este último o autor da original ficha técnica ali projetada. O assistente operacional Manuel Oliveira apoiou a preparação do espetáculo, como é habitual.
    É de sobressair o agradecimento ao apoio do Senhor Diretor e dos elementos da Direção, sobretudo àqueles que ali puderam estar presentes, dos Serviços Educativos do Município de V. N. de Famalicão, dos Serviços Educativos e Técnicos do Centro de Estudos Camilianos e das famílias dos alunos proativamente implicados e responsavelmente comprometidos neste projeto PNL e no teatro/OLE.