Ação de sensibilização | Infeções Sexualmente Transmissíveis

Do 29 de abril ao dia 6 de maio realizaram-se sessões de informação sobre Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST), no âmbito do Programa de Promoção e Educação para a Saúde (PPES), junto dos alunos do 9.º ano. Colaboraram nesta atividade as parceiras da saúde escolar, a Enfermeira Isabel Santos e Enfermeira Adelaide Gonçalves.

No decurso de cada sessão os alunos foram alertados para as formas de contágio, sinais e sintomas, assim como formas de prevenção das IST, com particular destaque para os cuidados de uma correta utilização do preservativo.

Feita a recolha de algumas opiniões dos alunos do 9.º I sobre esta sessão, destaca-se o seguinte:

- É um tema essencial, pois todos devemos estar cientes dos vários riscos da prática sexual…

- As infeções sexualmente transmissíveis são um tema muito importante e deve ser falado de forma séria. Temos de ter cuidado e, quando se inicia uma relação sexual, devemos sempre usar proteção, ou seja, PRESERVATIVO!

- Foi um alerta para o que pode acontecer caso tenhamos relações sexuais não protegidas…

- Fiquei a conhecer alguns tipos de infeções sexualmente transmissíveis, os riscos e modos de prevenção das mesmas.

- Estamos numa idade de descobertas e devemos ser conscientes dos nossos atos… prevenirmo-nos corretamente é extremamente importante!

- Aprendi a colocar o preservativo de forma correta…

- Com a utilização correta do preservativo podemos prevenir uma gravidez e também infeções sexualmente transmissíveis.

Estes alunos tiveram a oportunidade de melhorar a sua literacia em saúde, bem como tomar consciência das consequências resultantes de atitudes irrefletidas tomadas aquando dos relacionamentos de intimidade.

Espera-se e deseja-se que estas ações contribuam para uma sociedade mais responsável, mais feliz e saudável.

acao ISTs

Missão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado ambiciona contribuir para impulsionar um modelo pedagógico ajustado às necessidades e interesses dos seus alunos, sendo capaz de responder aos anseios da comunidade envolvente e às exigências do mundo atual e, assim, preparar e qualificar os seus alunos para ingressarem na vida ativa ou para prosseguirem os seus estudos, munindo-os de capacidades que garantam a sua empregabilidade e a aprendizagem ao longo da vida.

Visão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado trabalhará para ser reconhecido como organização de referência nas relações com a comunidade onde se insere, no combate ao insucesso e ao abandono escolar e na promoção de uma cultura de esforço e exigência, de valores e de princípios de justiça, igualdade, transparência, respeito pela diferença e solidariedade.