À Conversa com Profissionais

No âmbito do trabalho desenvolvido pela Rede Local de Educação e Formação, foram criados Gabinetes de Apoio à Empregabilidade que são serviços de apoio à inserção profissional sediados nas escolas secundárias/profissionais, que procuram ajudar os estudantes e diplomados na procura do primeiro ou novo emprego, e na aproximação ao mercado de trabalho. São objetivos destes serviços facilitar e promover as várias atividades desenvolvidas/a desenvolver pelas/nas escolas, no domínio da promoção da empregabilidade e desenvolvimento de competências transversais, e apoiar a organização de iniciativas que possibilitam o contacto dos estudantes e diplomados com o mercado de trabalho.

Neste sentido, no dia 27 de abril, decorreu no AEPBS a atividade: “À Conversa com Profissionais”, dirigida a todos os alunos dos 11.º e 12.º anos dos Cursos Científico-Humanísticos, promovida pela Divisão Municipal da Educação, em articulação com o Gabinete de Apoio à Empregabilidade do Agrupamento e dinamizada por Profissionais das seguintes áreas: Engenharia Civil, Engenharia de Instrumentação e Qualidade Industrial, Engenharia Química, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Mecânica, Engenharia Informática, Medicina, Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia, Desporto, Economia, Gestão, Contabilidade, Arquitetura, Design, Direito, Administração Pública, Ensino, Área Social e Comunicação Social.

Após a receção aos convidados pelo Presidente da Comissão Administrativa Provisória, Dr. José Moreira, as sessões decorreram em duas fases, em que a primeira teve como base a partilha do percurso de cada profissional e a segunda o esclarecimento de dúvidas/questões/curiosidades suscitadas pelos alunos.

De salientar a qualidade das intervenções dos Profissionais, bem como, a interação entre os participantes, culminando no sucesso desta iniciativa.

A avaliação positiva dos alunos, no que diz respeito a esta atividade comprova que estamos a contribuir para a formação de cidadãos informados, interventivos, responsáveis e capazes de ingressar - conscientemente - no mercado de trabalho.

conversa prof 1 conversa prof 2 conversa prof 3
conversa prof 4 conversa prof 5 conversa prof 6

Missão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado ambiciona contribuir para impulsionar um modelo pedagógico ajustado às necessidades e interesses dos seus alunos, sendo capaz de responder aos anseios da comunidade envolvente e às exigências do mundo atual e, assim, preparar e qualificar os seus alunos para ingressarem na vida ativa ou para prosseguirem os seus estudos, munindo-os de capacidades que garantam a sua empregabilidade e a aprendizagem ao longo da vida.

Visão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado trabalhará para ser reconhecido como organização de referência nas relações com a comunidade onde se insere, no combate ao insucesso e ao abandono escolar e na promoção de uma cultura de esforço e exigência, de valores e de princípios de justiça, igualdade, transparência, respeito pela diferença e solidariedade.