Também há CLIMA-logistas no Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado.

Em plena articulação com o clube CTEAM-lab e a disciplina de Cidadania e desenvolvimento, alguns dos alunos do 10ºD, participaram, este ano, no concurso "Detetives do Clima” proposto pela ESERO Portugal.

Organizaram-se em grupos e propuseram três trabalhos. O SOS-CO2, foi desenvolvido pelas alunas: Carolina Machado, Catarina Gomes, Cláudia Silva, Inês Machado e Maria Carvalho, tendo sido criado um protótipo que monitoriza as quantidades de CO2 de prevenção a incêndios. O protótipo foi munido de vários sensores de CO2, que enviam, individualmente, dados via radiofrequência para um computador para posterior análise por um operador. Water-team foi o trabalho desenvolvido pelos alunos: Adriana Pinto, Daniel Costa, José Pinto, Mariana Abreu, Rita Neto e Francisca Azevedo, tendo este grupo decidido descobrir porque é que a água de um poço deixou de ser potável, objetivando a descoberta da fonte do problema e arranjar uma solução para o mesmo, de forma a poderem sensibilizar a população local para este fenómeno, uma vez que na zona há vários poços na área envolvente, e todos com o mesmo problema. E finalmente, o projeto Pine-curse foi desenvolvido pelos alunos: Diana Azevedo, Juliana Pereira, Lara Abreu, Maria Ribeiro e Simão Sá, estando este trabalho relacionado com as consequências das alterações climáticas, na mudança dos habitats e do desenvolvimento de alguns insetos, assim, nesta perspetiva, os alunos tentaram estudar a lagarta do pinheiro e o nemátodo da madeira do pinheiro, em estreita colaboração com nematólogos da Universidade do Minho.

Os trabalhos foram desenvolvidos ao longo do ano, no tempo previsto para o CTEAM-lab e em articulação com a disciplina de Biologia e Geologia, no entanto, devido a situação de pandemia que vivemos, estes não ficaram concluídos, faltando, em todos, a parte prática experimental e a análise de resultados. No entanto, apesar de não estarem concluídos, e por decisão da entidade promotora do concurso, os trabalhos foram entregues aos responsáveis do concurso "Detetives do Clima", que consideraram que, pela qualidade apresentada, deveriam ser divulgados na sua página eletrónica. Assim, os trabalhos a concurso podem ser visualizados em https://www.esero.pt/531/Os-projetos-dos-Detetives-do-Clima-2020.

 



 




Email