Simbologia do troféu | Dia do Agrupamento 2021

A simbologia do Troféu entregue aos alunos

Para premiar a excelência e o mérito dos alunos do Agrupamento, para além do diploma, foi desenhado, pelo professor Luís Alberto Santos, um troféu com uma simbologia muito especial.

Construído em acrílico entalhado, é composto por uma fusão entre mãos (recorte escultórico), que estão em sentido contrário devido ao que simbolizam. Uma mão virada para cima – símbolo do caminho percorrido pelos alunos em direção ao conhecimento e ao seu crescimento enquanto seres humanos -, uma mão virada para baixo - que simboliza todos os que contribuíram para o processo de crescimento dos discentes (pais, encarregados de educação, professores e assistentes operacionais) -, e uma estrela de três, cinco ou sete pontas.

O autor do Troféu explicou que a estrela de 3 pontas do Troféu oferecido com o diploma de mérito representa o trinómio, Escola/Alunos/Encarregados de Educação; a estrela de 5 pontas do Troféu oferecido com o Diploma de Excelência simboliza o ser humano perfeito com as cinco qualidades (bondade, justiça, amor, sabedoria e verdade); e a estrela de 7 pontas do Troféu oferecido ao Vereador da Educação e Ciência, Dr. Augusto Lima, à Dra. Cláudia Queirós (representante da Riopele – entidade parceira do Agrupamento) e ao Presidente da Junta de Mogege, José Carlos Lima, representa a totalidade do espaço e do tempo, do universo em movimento.

Ver mais fotos do dia no facebook do agrupamento [https://www.facebook.com/AEPBSJoane/].

trofeu1 trofeu2 trofeu3
trofeu4 trofeu5

Missão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado ambiciona contribuir para impulsionar um modelo pedagógico ajustado às necessidades e interesses dos seus alunos, sendo capaz de responder aos anseios da comunidade envolvente e às exigências do mundo atual e, assim, preparar e qualificar os seus alunos para ingressarem na vida ativa ou para prosseguirem os seus estudos, munindo-os de capacidades que garantam a sua empregabilidade e a aprendizagem ao longo da vida.

Visão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado trabalhará para ser reconhecido como organização de referência nas relações com a comunidade onde se insere, no combate ao insucesso e ao abandono escolar e na promoção de uma cultura de esforço e exigência, de valores e de princípios de justiça, igualdade, transparência, respeito pela diferença e solidariedade.