Encontro com as histórias | EB Pousada Saramagos

Durante o mês de abril, as turmas da EB de Pousada de Saramagos deslocaram-se ao Polo da Biblioteca de VNF que funciona na Junta de Freguesia.

Para além de ouvirem uma história e de terem conhecido uma escritora, estas visitas tiveram como objetivo principal levar os alunos a refletir acerca da importância do desenvolvimento sustentável.

Esta atividade da biblioteca municipal enquadra-se na nova iniciativa ODS: “Juntos mudamos o mundo”, com o projeto “CONTOS QUE MUDAM O MUNDO” e é desenvolvida através de sessões de contos onde o principal recurso utilizado são os livros com histórias adequadas à faixa etária dos alunos e que refletem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Deste modo, cada turma teve a sua sessão: o 1º ano teve um encontro com a escritora Carla Garrido e a apresentação dos livros "A gaivota Carlota" e "Crocodilo do Nilo", refletindo acerca do ODS 15 - Proteger a Vida Terrestre; o 2º ano trabalhou o ODS 8 - Trabalho Digno e Crescimento Económico, ouvindo a história "A Fábrica de Chocolate do Sr. Coelho"; o 3º ano assistiu à apresentação da história "Rosa Meira, Engenheira" que trabalhou o ODS 9 - Indústria, Inovação e Infraestruturas; finalmente, o 4º ano teve a oportunidade de ouvir a história “O rapaz que desligou o Sol”, de Paul Brown, refletindo, assim, sobre o ODS 7 - Energias Renováveis e Acessíveis . 

Atividades como estas permitem que os alunos, desde cedo, possam pensar no seu contributo para a construção de um mundo mais justo, próspero, sustentável e igualitário.

 

encontro historias1 encontro historias2 encontro historias3
encontro historias4 encontro historias5  

Missão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado ambiciona contribuir para impulsionar um modelo pedagógico ajustado às necessidades e interesses dos seus alunos, sendo capaz de responder aos anseios da comunidade envolvente e às exigências do mundo atual e, assim, preparar e qualificar os seus alunos para ingressarem na vida ativa ou para prosseguirem os seus estudos, munindo-os de capacidades que garantam a sua empregabilidade e a aprendizagem ao longo da vida.

Visão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado trabalhará para ser reconhecido como organização de referência nas relações com a comunidade onde se insere, no combate ao insucesso e ao abandono escolar e na promoção de uma cultura de esforço e exigência, de valores e de princípios de justiça, igualdade, transparência, respeito pela diferença e solidariedade.