Notáveis da nossa terra | Entrevista a Sofia Oliveira

No passado dia 18, quarta-feira, a Escola Básica de Pousada de Saramagos dinamizou a atividade “Notáveis da nossa terra”, convidando a atleta de kickboxing, Sofia Oliveira, para falar da sua experiência enquanto atleta de competição na modalidade de kickboxing.

Esta atividade, proposta pelo grupo de Educação Especial, pretendeu dar a conhecer pessoas que, de alguma forma, se destacam no meio envolvente do Agrupamento.

A escola de Pousada de Saramagos optou por convidar Sofia Oliveira por ser uma filha da Terra e ser um exemplo de esforço, dedicação e empenho, conciliando o desporto e os estudos.

Os alunos do quarto ano prepararam uma entrevista, colocando questões muito pertinentes que possibilitaram conhecer melhor Sofia Oliveira. Fez o seu percurso escolar, básico e secundário, neste agrupamento e agora concilia os treinos, as competições e os estudos na Universidade do Minho, no curso de Engenharia Eletrónica. Treina sete dias por semana e são poucos os seus tempos livres. Nunca teve lesões graves e já competiu em muitos países.

Esta jovem, que em pequena sonhava ser bombeira, ganhou o seu primeiro combate com apenas 7 anos, mas o momento mais marcante da sua carreira desportiva foi em 2016, quando se tornou Campeã do Mundo. Foi também Campeã Nacional durante 15 anos e já ganhou tantas taças que quase não cabem em sua casa. Atualmente, é a representante de Portugal nos The World Game Sports que se realizarão em julho, nos Estados Unidos da América. Continua com o objetivo de conquistar mais medalhas a nível internacional, mas mais importante que as medalhas é a sua evolução como atleta e pessoa. 

Antes da sessão de autógrafos com que presenteou os alunos, Sofia Oliveira deixou uma mensagem muito importante relativamente à sua família, pois esta é a base do seu sucesso, tendo os avós um papel muito importante na sua vida, assim como o seu pai, que considera o seu pilar.

SofiaOliveira1 SofiaOliveira2
SofiaOliveira3 SofiaOliveira4

Missão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado ambiciona contribuir para impulsionar um modelo pedagógico ajustado às necessidades e interesses dos seus alunos, sendo capaz de responder aos anseios da comunidade envolvente e às exigências do mundo atual e, assim, preparar e qualificar os seus alunos para ingressarem na vida ativa ou para prosseguirem os seus estudos, munindo-os de capacidades que garantam a sua empregabilidade e a aprendizagem ao longo da vida.

Visão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado trabalhará para ser reconhecido como organização de referência nas relações com a comunidade onde se insere, no combate ao insucesso e ao abandono escolar e na promoção de uma cultura de esforço e exigência, de valores e de princípios de justiça, igualdade, transparência, respeito pela diferença e solidariedade.