Projeto eTwinning “Be a breath” no AEPBS

Alguns alunos do 10ºH e do 10ºE, perfazendo um grupo de nove participantes, do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, Joane, foram parceiros, juntamente com outros participantes europeus, no projeto eTwinning “Be a breath”, que se debruçou sobre alterações climáticas.

Com início no segundo período, foram várias as atividades realizadas, organizadas tanto em equipas nacionais como em equipas internacionais, dando corpo a uma consciência mais elaborada e profunda sobre um problema que afeta a humanidade e que não pode ser adiado: o da necessidade de proteção e preservação do meio-ambiente.

Assim, os objetivos do projeto foram os seguintes: recolher e analisar informação relevante sobre alterações climáticas, consciencializar para a importância da proteção ambiental, consolidar conhecimentos e desenvolver competências específicas de Inglês, usar ferramentas da Web 2.0 para realizar as tarefas do projeto e apresentar os seus resultados, desenvolver competências de colaboração, desenvolver competências de comunicação, e desenvolver competências ao nível da resolução de problemas.

A língua de trabalho foi a língua inglesa, o que permitiu aos alunos desenvolverem as suas competências comunicativas, pois houve vários momentos de interação e de aprendizagem comum, quer através dos fóruns de discussão quer através da participação em eventos online, particularmente usando a plataforma Zoom.

As tarefas foram crescendo em complexidade, e passaram por atividades lúdicas de consciencialização para os problemas ambientais, mas incluíram também a análise de documentação gráfica relativa a dados climatéricos com recurso a metodologia comparativa, elaboração conjunta de materiais informativos, celebração de dias comemorativos de proteção ambiental, e reflexão sobre o local onde vivemos e sobre o qual podemos intervir mais facilmente. A participação dos alunos foi ativa e dinâmica, com espírito de entreajuda e de colaboração.

 

Foto


Email