Plantas medicinais e aromáticas na busca de uma “Escola Sustentável”!

Durante o ano letivo, no âmbito do Projeto de Desenvolvimento e Cidadania e em parceria com o Clube Eco escolas do AEPBS, o Clube de Voluntariado do AEPBS e da Câmara Municipal de V. N. de Famalicão, a turma D do 11º ano desenvolveu o projeto «Escola Sustentável», com a criação de um horto de plantas medicinais e aromáticas no contexto das disciplinas de Biologia e Geologia, Física e Química A e Inglês.

Os alunos pesquisaram sobre plantas aromáticas/medicinais, estudaram o seu plantio e procederam à criação de um horto, onde cada um seria responsável pelo cultivo de uma planta. Elaboraram ainda cartazes para serem expostos no Dia Mundial da Árvore, bem como solicitaram a oferta de bolachas à Vieira de Castro para a realização de um salão de Chá na mesma data. Mas devido à situação pandémica que se sucedeu, esta atividade não pôde avançar, nem as fases seguintes do projeto, que consistiam na utilização das culturas de plantas para venda, no Dia do Ambiente, bem como a extração de essências de alguns exemplares.

Apesar de o projeto não ter sido finalizado, germinaram na turma as sementes para a sustentabilidade e solidariedade, para além de aprendizagens significativas que foram partilhadas entre todos.

Foto


Email