Lycée d’Europe

O AEPBS, agrupamento "labellisé Label FrancEducation", representou Portugal no projeto Lycée d’Europe entre os dias 8 e 10 de abril. Este encontro reuniu em Paris 88 jovens europeus, vindos dos vários países da União Europeia, 26 professores, 50 intervenientes e o ministro da Educação francês, Jean-Michel Blanquer. Participaram neste evento, promovido pela Embaixada de França e o Ministério da Educação Nacional Francês, a aluna Ana Sofia Pinho do 12ºG e a professora Belém Peixoto.

Este encontro presencial surgiu no seguimento do encontro à distância que ocorreu entre os dias 14 e 18 de fevereiro e no qual os participantes trabalharam várias temáticas. Assim, a aluna supracitada trabalhou no ateliê “Preservar o meio ambiente na Europa” e a professora no ateliê “Mobilidades e redes para reforçar os laços entre os cidadãos europeus”. No primeiro dia deste encontro na capital francesa, os alunos apresentaram os seus trabalhos ao ministro da Educação, bem como aos vários representantes das embaixadas. A embaixada portuguesa esteve representada pela Doutora Adelaide Cristóvão, coordenadora do ensino de Português em França. O dia terminou com um momento de convívio durante um jantar servido num “bateau mouche”. O segundo dia iniciou-se com a visita à Assembleia da República e o encontro com um deputado da região parisiense que explicou o funcionamento deste órgão e respondeu amavelmente às questões colocadas pelos alunos. Após o almoço, os alunos foram descobrir o museu de Orsay para terminar o dia com o Festival Chorus que teve lugar na Seine Musicale em Boulogne Billancourt. No terceiro dia, os alunos visitaram uma exposição sobre Notre-Dame de Paris  e o Mémorial de la Shoah, memorial sobre o holocausto.

Findo este fim de semana repleto de encontros e de descobertas, alunos  e professores despediram-se com a vontade de concretizar futuras parcerias. Foi sem dúvida uma experiência inesquecível que ficará para sempre na memória de todos os participantes.

lycee1 lycee2 lycee3
lycee4 lycee5 lycee6
lycee7 lycee8  

Missão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado ambiciona contribuir para impulsionar um modelo pedagógico ajustado às necessidades e interesses dos seus alunos, sendo capaz de responder aos anseios da comunidade envolvente e às exigências do mundo atual e, assim, preparar e qualificar os seus alunos para ingressarem na vida ativa ou para prosseguirem os seus estudos, munindo-os de capacidades que garantam a sua empregabilidade e a aprendizagem ao longo da vida.

Visão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado trabalhará para ser reconhecido como organização de referência nas relações com a comunidade onde se insere, no combate ao insucesso e ao abandono escolar e na promoção de uma cultura de esforço e exigência, de valores e de princípios de justiça, igualdade, transparência, respeito pela diferença e solidariedade.