Olimpíadas de Química Junior

As Olimpíadas de Química são um concurso entre estudantes promovido pela Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) com o patrocínio do Ministério da Educação e da Fundação Calouste Gulbenkian.

Organizadas pelo Departamento de Química da Escola de Ciências da Universidade do Minho e a Sociedade Portuguesa de Química, as “Olimpíadas de Química Júnior” constituem um concurso entre equipas de alunos de diferentes escolas da região, que pretende dinamizar o estudo e ensino da Química nas escolas básicas, despertar interesse por esta ciência, cativar vocações para carreiras científico-tecnológicas entre os alunos dos 8º e 9º e, também, aproximar as escolas básicas e as universidades.

As diferentes equipas realizaram uma prova teórica e uma prova prática com questões relacionadas com os conteúdos abordados no ensino básico.

A nossa escola levou uma equipa a representá-la, composta por um aluno de 8º ano – António Guerreiro Azóia - e dois alunos de 9º ano – Joana Barbosa Leite; David Luís Rodrigues Bento.

A nossa escola ficou em terceiro lugar a nível regional. Os alunos integrantes da equipa receberam uma medalha e uma garrafa com o símbolo químico do lítio estampado, uma vez que o lítio é o terceiro elemento da Tabela Periódica. As professoras acompanhantes, Maria Angélica Novais de Lima Rei e Maria do Carmo Peixoto Alves, receberam 4 revistas do Boletim da Sociedade Portuguesa de Química e o primeiro livro de química moderna – o Tratado Elementar de Química, por Antoine-Laurent Lavoisier.

olimpiadas quimica1 olimpiadas quimica2

Missão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado ambiciona contribuir para impulsionar um modelo pedagógico ajustado às necessidades e interesses dos seus alunos, sendo capaz de responder aos anseios da comunidade envolvente e às exigências do mundo atual e, assim, preparar e qualificar os seus alunos para ingressarem na vida ativa ou para prosseguirem os seus estudos, munindo-os de capacidades que garantam a sua empregabilidade e a aprendizagem ao longo da vida.

Visão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado trabalhará para ser reconhecido como organização de referência nas relações com a comunidade onde se insere, no combate ao insucesso e ao abandono escolar e na promoção de uma cultura de esforço e exigência, de valores e de princípios de justiça, igualdade, transparência, respeito pela diferença e solidariedade.