AEPBS em alerta para a Violência nas Relações de Intimidade

No âmbito da Promoção e Educação para a Saúde, o AEPBS aceitou o convite endereçado pela USF de Joane para levar a cabo a comemoração do luto nacional pelas vítimas de violência doméstica.

Este evento decorreu nos dias 02 e 05 de março e estiveram envolvidas as turmas do 9.º ano que participaram nas sessões de sensibilização para a violência, em geral, e para a violência nas relações de intimidade, em particular.

A palestra teve como dinamizadora a Dr.ª Camila Neto, pertencente à Associação PSI-ON (Associação para a Educação, Desenvolvimento e Intervenção nas Comunidades), sedeada em V. N. de Famalicão.

Nesta atividade num diálogo interativo e apoiado por um powerpoint, a palestrante chamou a atenção para as várias formas de violência (física, psicológica, financeira, social, sexual, …), para a sua escalada e para o trabalho que é desenvolvido na sua associação.

No seu trabalho, a apresentação de queixa leva à avaliação do risco, seguida de articulação com vários organismos (GNR, PSP, Ministério Público, Câmaras), e apoio à vítima nas várias dimensões (jurídico, psicológico e social) de forma gratuita e confidencial. Alertou ainda para o facto da violência doméstica exigir não só o apoio à vítima, mas também a supervisão do agressor. Acrescentou ainda que a violência doméstica é crime público, pelo que o empenho da sociedade, em geral, é importante, podendo ser evitadas mortes e travar-se a escalada de violência.

Espera-se que esta iniciativa torne os jovens mais conscientes para este flagelo social e contribua para a criação de uma sociedade futura mais feliz e humana.

Foto 2


Email