Projeto 25000 árvores até 2025 na EBJ

 

No passado dia 24 de janeiro, e porque somos uma Eco escola, a nossa turma, EBJ4B, teve uma aula dinamizada pela Dr.ª Ana, do Gabinete de Sensibilização Ambiental da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

Esta atividade está relacionada com o Projeto 25 000 árvores até 2025 e o tema trabalhado foi: “As nossas árvores”.

Foram-nos mostradas sementes de algumas das árvores que fazem parte da floresta autóctone portuguesa, como os carvalhos, os castanheiros, os loureiros, as azinheiras, os sobreiros, entre outras. Ficamos também a saber que, de entre as muitas vantagens da preservação da floresta autóctone, há a destacar que estas árvores são mais resistentes aos incêndios florestais.

Em contrapartida devemos lutar pela extinção das plantas exóticas invasoras que se desenvolvem muito rapidamente e escapam ao controlo do Homem tornando-se nocivas. São exemplos, as mimosas, o eucalipto, o chorão-da-praia, as ervas das pampas, entre outras. Estas plantas reproduzem-se muito rapidamente porque além de terem um crescimento muito rápido, libertam também milhares de sementes para o solo que garantem que este ciclo de invasão seja mantido. Estas plantas contribuem também para que os incêndios florestais se propaguem muito rapidamente.

Realizámos ainda uma experiência onde se verificou a importância da plantação de árvores para evitar a erosão dos solos. Vimos vários objetos construídos com a matéria-prima de algumas árvores. Vimos um PowerPoint sobre a importância das árvores e a maior e mais significativa é a ambiental, pois são essenciais para o equilíbrio do planeta, desempenham funções vitais como controlar a temperatura, aumentar a humidade do ar, o maior controlo das chuvas, a manutenção da biodiversidade, além de produzirem frutos, sementes, madeira, resinas e outros produtos. Por isso, há que preservar a nossa floresta (autóctone ou nativa) e evitar que as espécies invasoras tomem conta do nosso solo.

Para finalizar esta atividade cantámos a canção: A árvore é um amigo”.

Como os amigos são para tratar bem, vamos todos cuidar da nossa floresta!     


Email