Visita ao Museu do Papel Moeda

No dia 21 de abril, as turmas 10.º H e 12.º H, de Ciências Socioeconómicas, realizaram uma visita de estudo ao Museu do Papel Moeda, localizado na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no Porto, acompanhadas pelos docentes Felicidade Santos, Jorge Maia e João Soares.

Os alunos, divididos em dois grupos, desfrutaram de uma visita orientada que enriqueceu em muito os seus conhecimentos, permitindo-lhes conhecer uma das maiores coleções de papel-moeda de toda a Europa e a história do dinheiro de papel.

 Além de ficarem a conhecer todo o processo de emissão de moeda, puderam também visualizar a evolução das notas ao longo dos anos e ouvir a história de Artur Alves Reis, que ficou ligado à história do papel fiduciário em Portugal, pela sua burla quase perfeita.

Outro aspeto muito interessante foi aprender como verificar se uma nota é verdadeira ou falsa, seguindo três passos simples, cujas iniciais das palavras-chave compõem a sigla TOI (Tocar, Observar e Inclinar). Se tocarmos e o papel for firme e ligeiramente sonoro (impressão em relevo), então podemos passar à observação, onde se consegue ver a marca de água com um retrato que simboliza a Europa e o valor da nota. Finalmente, se inclinarmos a janela com retrato, podemos ver as linhas multicolores e o número esmeralda com um efeito luminoso de movimento ascendente e descendente.

Visitar este Museu foi uma mais-valia para os discentes, pois tiveram a oportunidade de conhecer um local muito interessante e que lhes permitiu construir a sua própria aprendizagem.

                                                                                O Grupo 430 (Economia e Contabilidade)

 

visita museu moeda1

Missão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado ambiciona contribuir para impulsionar um modelo pedagógico ajustado às necessidades e interesses dos seus alunos, sendo capaz de responder aos anseios da comunidade envolvente e às exigências do mundo atual e, assim, preparar e qualificar os seus alunos para ingressarem na vida ativa ou para prosseguirem os seus estudos, munindo-os de capacidades que garantam a sua empregabilidade e a aprendizagem ao longo da vida.

Visão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado trabalhará para ser reconhecido como organização de referência nas relações com a comunidade onde se insere, no combate ao insucesso e ao abandono escolar e na promoção de uma cultura de esforço e exigência, de valores e de princípios de justiça, igualdade, transparência, respeito pela diferença e solidariedade.