XIII Sarau da Secção Europeia de Língua Francesa

No  passado dia 22 de abril, realizou-se no AEPBS mais uma festa da francofonia. O Sarau é uma atividade recorrente do projeto da Secção Europeia de Língua Francesa (SELF), no qual estão envolvidas seis turmas do agrupamento (7ºC, 7ºD, 8ºA, 8ºC, 9ºA e 9ºD), e pretende mostrar à comunidade o trabalho e o envolvimento dos alunos em torno da língua francesa.

Este evento foi abrilhantado com a apresentação de várias performances preparadas pelas várias turmas. Assim, a turma do 7ºC iniciou o espetáculo com uma dança, seguida da dramatização intitulada “Paris sera toujours Paris” apresentada pelos alunos do 7ºD. Para além desta dramatização, os alunos dançaram uma valsa e cantaram a canção “Sous le ciel de Paris”de ZAZ. A turma do 9ºA subiu ao palco para apresentar os dois primeiros atos da peça de teatro “Le Bourgeois Gentilhomme”, integrada no projeto “400 anos do nascimento de Molière”. Por sua vez, a turma do 8ºA  apresentou a coreogafia da canção “L’hymne de nos campagnes”. A equipa pedagógica da SELF mostrou o filme “Les coulisses de la SELF”, divulgando, desta forma, todas as atividades levadas a cabo pelos alunos envolvidos neste projeto. De seguida, os alunos do  9ºD apresentaram uma nova coreografia. No seguimento desta performance, estes alunos surpreenderam os presentes e, em particular, a equipa pedagógica que os acompanhou neste percurso, com um testemunho emotivo.  Para encerrar este sarau, a turma do 8ºA voltou a subir ao palco para apresentar a dramatização intitulada “La naissance d’un enfant” e cantar a música “Prendre un enfant par la main”. A apresentação bilingue do sarau ficou a cargo de quatro alunos do 9ºA e 9ºD.

O evento foi alvo de comentários muito positivos, sendo de destacar a criatividade e a qualidade, bem como o empenho e a dedicação dos alunos que participaram em mais um encontro da francofonia.

Sarau Self 1 Sarau Self 2 Sarau Self 3
Sarau Self 4 Sarau Self 5 Sarau Self 6
Sarau Self 7    

Missão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado ambiciona contribuir para impulsionar um modelo pedagógico ajustado às necessidades e interesses dos seus alunos, sendo capaz de responder aos anseios da comunidade envolvente e às exigências do mundo atual e, assim, preparar e qualificar os seus alunos para ingressarem na vida ativa ou para prosseguirem os seus estudos, munindo-os de capacidades que garantam a sua empregabilidade e a aprendizagem ao longo da vida.

Visão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado trabalhará para ser reconhecido como organização de referência nas relações com a comunidade onde se insere, no combate ao insucesso e ao abandono escolar e na promoção de uma cultura de esforço e exigência, de valores e de princípios de justiça, igualdade, transparência, respeito pela diferença e solidariedade.