STEM School Label

O selo da escola STEM foi iniciado como um projeto multilateral, financiado pelo Programa Erasmus +. O STEM School Label é uma iniciativa conjunta da European Schoolnet, Ciência Viva (Portugal), Maison pour la Science d'Alsace (França), o Centro de Promoção da Ciência (Sérvia) e o Centro de Desenvolvimento da Educação (Lituânia).

STEM label

Uma escola STEM é definida como uma escola com uma estratégia clara de STEM, caracterizada por diferentes elementos e critérios-chave.
Esta definição é o resultado do Relatório Europeu de Escolas STEM, que se baseia na educação em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Os principais interessados são escolas, professores de STEM, Ministérios da Educação e Indústrias de STEM.
Os critérios do relatório de autoavaliação para "Escolas STEM" identificam áreas-chave que podem ajudar as escolas a avançar e ter uma estratégia mais clara para a educação STEM. Em particular, as áreas-chave estão relacionadas com o processo ensino/aprendizagem, currículo, avaliação, equipa, liderança da escola, comunidade educativa (ligações externas à escola como por exemplo empresas e Universidades ou outras instituições de índole científico e tecnológico) e infraestrutura da escola.

O objetivo do projeto é orientar as escolas europeias e aumentar o interesse e as habilidades dos jovens europeus nas disciplinas STEM e fornecer às escolas as ferramentas necessárias para envolver os seus alunos, professores e outros atores envolvidos nas atividades, desenvolvendo uma estratégia STEM apropriada.
Orientar as escolas e as partes envolvidas a melhorar a nível de atividades de educação STEM na sala de aula, mas também favorece conexões e vínculos com outras atividades STEM fora da escola.
Compilar recursos inovadores de educação STEM existentes e úteis para as escolas, a fim de melhorar o seu nível de atividades STEM.
Desenvolvimento de uma rede transnacional de comunidade de escolas STEM, a fim de permitir atividades de aprendizagem entre pares.
Com o selo da escola STEM, os representantes de cada escola poderão avaliar a sua escola on-line por meio de um relatório de autoavaliação de acordo com os critérios que definem uma escola STEM. A partir da avaliação desse relatório serão identificadas as áreas de desenvolvimento a melhorar e fornecerá dados para as escolas candidatas a melhorarem as suas atividades STEM a nível da escola.


Email